Foto: Beto Barata/PR

A economia brasileira vive hoje um dos momentos mais difíceis da história: 11 milhões de desempregados, déficit público de quase R$100 bilhões e juros nas alturas.

Ao mesmo tempo, o afastamento de Dilma Roussef e as recentes mudanças no comando do país reacendem a esperança de que importantes reformas possam finalmente sair do papel e a atividade econômica seja retomada, depois de quase dois anos amargando os impasses políticos.

Ao longo da semana, você acompanhou uma série de reportagens especiais sobre os principais desafios na economia a serem enfrentados pelo presidente Michel Temer.

Neste primeiro capítulo, as repórteres Aiana Freitas e Michelle Trombelli mostram a angústia de quem perdeu o emprego e as possíveis soluções para o problema que afeta mais diretamente a vida dos brasileiros:

 

Capítulo 02

A conta é simples: quem gasta mais do que ganha, acaba no vermelho.

Essa é a situação das contas públicas do governo federal, que acaba gerando um efeito cascata em estados e municípios e afeta a confiança de quem pretende investir no Brasil.

O principal desafio econômico do atual presidente é justamente “colocar a casa em ordem”, ou seja, equilibrar os gastos e reduzir a dívida.

Mas será que isso é possível sem a criação de novos impostos?

É o que você confere agora no segundo capítulo da série especial sobre o assunto:

Capítulo 03

A reforma da Previdência Social é discutida há quase 20 anos, mas pouco avançou nesse período e as regras em vigor ainda geram muitos questionamentos principalmente diante do aumento sucessivo da expectativa de vida dos brasileiros.

O rombo do setor é estimado hoje em R$ 133 bilhões e, ainda assim, os valores pagos aos aposentados são quase irrisórios diante do alto custo de vida nas grandes cidades.

Equilibrar essa difícil conta é um dos desafios na nova equipe econômica do governo de Michel Temer e o tema da terceira reportagem da nossa série especial.

Capítulo 04

Os estímulos fiscais do governo para determinados setores nos últimos anos não surtiram os efeitos esperados e hoje a indústria nacional amarga 25 meses seguidos de queda na produção.

A recuperação da produtividade e o aprimoramento da infraestrutura do país passam pelo mercado externo: seja pelas exportações ou pela atração de empresas estrangeiras por meio de concessões e programas de parcerias público-privadas.

Os caminhos e obstáculos nessa área são o tema da quarta reportagem da nossa série especial, que faz um raio-x das principais áreas a serem enfrentadas pela gestão de Michel Temer para a recuperação econômica do país.

Capítulo 05

Desde os primeiros episódios, abordamos os obstáculos da equipe de Michel Temer para lidar com o desemprego, ajustar as contas públicas, fazer reformas importantes como a da previdência e recuperar a indústria nacional.

No quinto e último capítulo, as repórteres Michelle Trombelli e Aiana Freitas mostram alguns caminhos para superar a queda no consumo associada aos altos índices de inflação e de juros e muito endividamento!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome